O Nu nunca sai da Moda

Amigas e Amigos Naturistas,
Este blog inaugura junto com o ano de 2010, fundado por mim, Mara Freire, secretária da AGAL, com a colaboração dos meus amigos, Affonso e Miriam Alles, presidente e vice-presidente da Associação dos Amigos da Praia da Galheta.
Nosso objetivo é divulgar, orientar e esclarecer.
As fotografias postadas são de autoria, em sua maioria, de Mara Freire e Miriam Alles, com alguns outros colaboradores. Os textos enviados, por expressarem a opinião pessoal de quem os enviou, serão publicados se forem coerentes e interessantes.
Visitem a Galheta, Cuidem da Galheta. Ela é linda, assim nua.

domingo, 14 de março de 2010

Mulheres Naturistas




No blog 'Peladista',
http://peladista.blogspot.com
Temos o justo comentário da Ariana, 'Onde estão as Mulheres Naturistas?'
Pois bem, já há respostas lá no 'peladista'. De homens.
Como Mulher Naturista, e já tirando a roupa e o rótulo, pois tudo o que sou é 'humana', digo que as mulheres são mais recatadas porque são mais atacadas, mais censuradas, mais cobradas. A mulher naturista está em todas as praias, sim, sempre em minoria. A mulher naturista é corajosa, forte, mas se expõe com alguma cautela. Na trilha, quem corre o risco de estupro são as mulheres, e todos sabemos disto. Vamos lá, sem panos quentes.
Em outra e outras ocasiões escreverei sobre tudo aquilo que é maravilhoso no naturismo e no fato de tirar a roupa.
Sou publicitária e fotógrafa profissional e não tenho vergonha de dizer a quem quer que seja: 'Sim, era eu dando aquela entrevista'. Ou, 'Sim, era eu na foto'.
Quando saiu foto minha na FSP, em pleno domingo de 2003 (e olha, não tenho mais 20, 30 anos..) recebi centenas de emails. Todos de homens. Os homens simplesmente pesquisam e descobrem sua localização. Daquele tempo, guardo curiosidades: muitas pessoas educadas, abertas, esclarecidas. A maioria escrevia: 'E aí, poderia me enviar umas fotos pelada...?'
Isso sem contar na Playboy ligando, fazendo propostas Photoshopeiras... Mas isso já é outra história...
Abraços a todos e a todas.
O crédito das fotografias: Mara Freire e João Batista Freire.

2 comentários:

  1. Prezada Mara,

    Parabéns pelo blog, pelas fotos e pelo texto. Gostaria de acrescentar um ingrediente à discussão, pegando carona no trabalho do fotógrafo Spencer Tunick, que corre o mundo fotografando multidões nuas. Em pelo menos duas oportunidades vi o Tunick referindo-se à mulher brasileira como ``a mais tímida da América Latina´´.

    Ele diz isso pq no ensaio fotográfico que fez em São Paulo havia pouquíssimas mulheres. Pouquíssimas mesmo! Ao contrário do que ocorreu em países como Chile, México, Venezuela e Argentina, cujas sociedades são tão machistas quanto a nossa -- e onde, acredito, as mulheres enfrentam as mesmas dificuldades vivenciadas pelas brasileiras.

    Se considerarmos que o trabalho do Tunick -- que não visa a sensualidade nem tem qualquer conotação sexual -- serve de parâmetro, a questão é: pq as mulheres chilenas, mexicanas, venezuelanas e argentinas lidam melhor com seus corpos e com a nudez do que as brasileiras?

    Arrisco um palpite: talvez pq no Brasil a sociedade seja mais sexualizada e, principalmente, porque aqui a mulher sofra mais pressão (da sociedade, da mídia ou de si mesma) para ser uma espécie de ``gostosona do BBB´´. Ou seja: ela não se acha bonita o bastante para expor seu corpo, quando o naturismo -- e o trabalho do Tunick -- nos mostra exatamente o contrário: que não há padrão de beleza, que somos como somos, cada um e cada uma de nós naturalmente com o que temos de belo e de ``imperfeito´´.

    Desculpa se escrevi demais, mas gostaria de saber sua opinião, na qualidade de mulher, de naturista e de fotógrafa (aliás, tb faço fotos naturistas -- amadorss -- que podem ser vistas na galeria NaturezaS, do site www.joserezendejr.jor.br).

    Um abraço,
    José

    ResponderExcluir
  2. Caro José,
    Li atentamente seu comentário, passei pelo seu site - especialmente pelo título 'Fotografia', gostei das suas fotografias e da sua criatividade - Guernica e Cão Anda-Luz são especiais... Logo meu site será reformulado, e enviarei o endereço para que possamos trocar figurinhas.
    Sobre a mulher brasileira nua, acredito que tens razão. O sexo, como a luz, o contraste, os odores, estão peloas ruas do nosso Brasil, para o bem ou para o mal... Talvez a repressão seja exatamente pelo fato que apontas: nossa nudez tem muita conotação sexual, e as mulheres temem isto, especialmente no naturismo, cujo sexo está implícito, mas não é o fim. Um abraço, e obrigada pelas colaborações!

    ResponderExcluir