Estivemos na Praia do Pinho, eu, meu marido João Batista Freire, meu amigo Roberto e meu amigo Afonso Alles, Presidente da AGAL - Associação dos Amigos da Praia da Galheta.
Amanheceu um dia chuvoso e ventava sul, e lá fomos nós, conferir as decisões do Xll Congrenat, onde elegeu-se presidente da entidade o senhor João Olavo Paz Rosés. Feliz e forte, repleto de simpatia e determinações.
Percebemos que amar o estilo de vida naturista apresenta várias vertentes: há naturistas que poderiam ter espaços fechados, particulares, para poder conviver com seus pares sem roupa - e estaria ótimo. Outros desejam o ambiente natural, as praias. Para uns outros, cruzeiros, festas... E por aí seguem as saudáveis variações. O traço comum: todos e todas querem preservado seu direito de andar nus.
Todas as praias naturistas que conheço, aliás, são dotadas de uma beleza extraordinária. Aproveito um passeio no
http://www.brasilnaturista.com/ e elejo a número 1 a bela Galheta, por ser tão única, com total ausência de construções. Vá até lá e olhe para qualquer lado: o nu está em tudo.
Na Galheta, em nosso desejo de nudez, encontra-se também o desejo de preservar a liberdade do outro, e o outro é aquele que quer estar na Galheta mas andar vestido. Biquini, maiô... A convivência pacífica deveria ser um dos ideais da humanidade, em qualquer área. E o livre direito de ir e vir.
Cremos que o naturista deve orgulhar-se das roupas que não veste.
Voltando ao Pinho, além de perceber pontos comuns aos naturistas, percebemos também problemas comuns: voyers mau-intencionados, especulação imobiliária sempre a postos, necessidade de propagação da filosofia naturista visando aumento de freqüência nas praias naturistas.
Tudo são questões para serem pensadas pelo Sr. João Olavo Paz Rosés, novo presidente da FBrN, a Federação Brasileira de Naturismo.
Na praia, fez sol para lagartearmos um tanto. O banho de mar estava uma beleza e a Praia... tão linda...
Saudações naturistas a todos e a todas!

Na foto, Afonso Alles, o segundo na mesa da esquerda para a direita. Nós outros, escorregando já para o sol...